Pipoca e cinema

outubro 8, 2007 at 7:31 pm 3 comentários

 

Pipoca

 

A pergunta já se tornou quase que idiota, mas ainda há uma insistência em se fazê-la. Na porta do cinema um grupo de amigos espera ansioso ao início do filme, e lá vem mais uma vez aquela velha perguntinha que já tem resposta padrão. “O que vamos comer?” A resposta vem sempre em coro “PIPOCA!”

Sempre se associa pipoca com filme. No cinema, a primeira coisa que sentimos é aquele cheirinho da pipoca, inconfundível. E, nada melhor do que assistir a um filme se deliciando com pipoca. É uma combinação mais que perfeita! Afinal, é um alimento simples e rápido de se fazer e bem fácil de comer, você não precisa estar atento ao saco de pipocas e pode comer sem tirar os olhos do filme. Fora que, dependendo da fome, dura quase o filme todo, e é ótima para os momentos de tensão e suspense. Comer pipoca no cinema ou vendo um filme em casa é um hábito muito comum em vários lugares do mundo.

 

Mas, ainda resta a pergunta, por que esta ligação se mantém?

Não se sabe quando, nem o porquê, mas a pipoca está intrinsecamente ligada ao imaginário das salas de cinema. Ela é mais antiga que qualquer cinema: os povos ameríndios do continente americano já sabiam como despoletar a explosiva química do milho através de panelas cheias de areia quente.

A estudante Tatiana Candeia da Silva, cinéfila e consumidora de pipoca, acredita que seu consumo se tornou uma tradição nas sessões de cinema, um arquétipo. E completa, “eu acho que não há nada que combine melhor com cinema”.

Aquele milho estourado faz parte do ritual do cinema, porque, mais que um alimento, aquilo é um símbolo, faz parte da tradição. E o significado deste símbolo é tão fugaz e necessário quanto seu sabor: em última instância, representa o prazer do cinema. Ou seja, mastigar pipoca no cinema é manter viva uma tradição.

Entry filed under: Cinema, Cultura, Filme, Tradição. Tags: , , , , .

Nação Fast Food – O filme O futuro da cozinha

3 Comentários Add your own

  • 1. Sandro  |  outubro 10, 2007 às 7:24 pm

    Já ouvi dizer que a pipoca ficou com esta ligação pq antes se vendi muita pipoca nas ruas, próximo aos cinemas.

    Abraços,

    Sandro.

    Responder
  • 2. caideboca  |  outubro 12, 2007 às 4:49 am

    Sandro,

    Obrigado pela observação!

    Realmente faz sentido!

    Muito esperto esses antigos “tios da pipoca”!

    hehee

    Abraços,

    Thiago Cruz

    Responder
  • 3. O cinema vai à mesa « Cai de boca…  |  dezembro 5, 2007 às 5:30 pm

    […] esfriar e desenforme. Fontes: O Estado de São Paulo Boa leitura! Posts anteriores relacionados: Receitas em vídeo Pipoca e cinema Culinária na televisão: O espetáculo que nos faz […]

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

outubro 2007
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Posts anteriores

Estatísticas

  • 1.451.323 Visitas

Visitantes agora no blog

counter

Page Rank

PageRank

Categorias